A República Islâmica do Irã, antiga Pérsia, é um país da Ásia Ocidental, com localização estratégica, entre o Mar Cáspio e o Golfo Pérsico. São 83 milhões de habitantes (2016). A capital é Teerã.

Berço de uma das mais antigas civilizações, a antiga Pérsia recebeu o status de império com Ciro, em 539 aC. No século 7 da Era Cristã, os árabes dominaram a região. Os portugueses chegaram no século 16, construíram fortes no litoral e controlaram o comércio no Golfo Pérsico. No século 19, a Pérsia estava dividida em áreas de influência, entre russos e britânicos. Em 1935, o nome do País foi mudado para Irã. Em 1979, a Revolução Islâmica derrubou o governo dos xás e instalou uma república islâmica.

Mais: Governo do Irã

 

 

 

Ásia

 

O Presidente do Irã durante as comemorações do 38º aniversário (2017) da vitória da Revolução Islâmica, em 1979.

À direita, a Torrer Azadi, em Teerã, construída em 1971, em referência ao antigo Império Persa.

 

Mapa politico

 

Copyright © Guia Geográfico - Asia Turismo. roteiro de viagem do Irão.

 

Parte da Mesquita de Isfahan (Masjed-e Emām). Considerada uma obra prima da arquitetura iraniana, construída no século 17.

 

Parte das ruínas de Persépolis, antiga capital do Império Aquemênida, fundada por Dario I, em 518 aC.

 

Ormuz

 

Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Ormuz, no século 16, durante o domínio português, atualmente em ruínas (ilustração da obra de Georg Braun, Frans Hogenberg: Civitates Orbis Terrarum, 1572).

 

Ira turismo

 

Persepolis

 

Mapa geografico Ira

 

Bandeira
Mesquita

 

 

 

 

 

Divulgação