Díli

 

Díli é a capital de Timor-Leste e a maior cidade do País. Está situada no distrito de mesmo nome.

Aqui encontra-se muitas construções da época da colonização portuguesa, como o Palácio do Governador. Grande parte da população da cidade é bilíngue, além do português, fala-se o tétum prasa, uma variedade da língua tétum que incorpora muitos termos do português.

O distrito de Díli fica na costa norte da ilha de Timor e é banhado pelo Mar de Savu. Possui cerca de 180 mil habitantes e inclui os subdistritos de Ataúro, Cristo Rei, Dom Aleixo, Nainfeto, Metinaro e Vera Cruz.

Em Cristo Rei, existe uma grande escultura de Jesus Cristo no topo do Cabo Fatucama, com uma bela vista da praia de Fatu Kama. As melhores praias estão em Areia Branca.

 

◄ Timor-Leste

 

Dili

 

A cidade de Díli foi fundada pelos portugueses no século 18 para ser a nova capital do Timor Português. A capital antiga era Lifau, no enclave de Oecusse.

Mais: Turismo em Timor Leste

 

Vista parcial de Díli, com a ilha de Ataúro, ao fundo.

 

Igreja Timor Leste

 

Igreja de Santo Antônio de Motael, em Díli, a mais antiga igreja do Timor-Leste. Foi reconstruída em 1955, quando ganhou a torre atual. Era a igreja da antiga comunidade de Motael. Embaixo, uma foto da Igreja, como era por volta de 1900 (foto coleção A. Fontoura).

 

Cristo Rei no Cabo Fatucama. O monumento, inaugurado em 1996, foi projetado por Mochamad Syailillah e foi um presente da Indonésia aos timorenses, durante a ocupação da Indonésia.

 

Antiga igreja

 

Mapa Dili

 

Timor Leste

 

Cristo Rei

 

Copyright © Guia Geográfico - Cidades asiáticas de língua portuguesa.

 

Timor Leste

 

 

Díli

 

 

 

Nick Hobgood

 

 

Dodohawe

 

 

 

Divulgação