A República Socialista do Viet Nam é um país da Indochina, com um extenso litoral de 3.444 km. O ponto mais alto é Fan Si Pan (3.144 m). São 95 milhões de habitantes (2016). A capital é Hanói. (Hà Nội).

Nota: Prefere-se aqui a grafia Viet Nam, em respeito à grafia (Việt Nam) e à pronúncia oficialmente adotada nesse País (também na França). Significa "povos do sul" na língua vietnamita. A grafia mais adotada no mundo é Vietnam. As grafias Vietnã e Vietname são atualmente as mais encontradas na língua portuguesa, mas sem grande tradição. No antigo Atlas Geográfico Escolar do Ministério da Educação e Cultura, em edições dos anos 1950/60, adotou-se Viet-Nam, que passou a Vietnam, nos anos 1970, e Vietnã, em 1980.

Na Antiguidade, o território do atual Viet Nam foi dominado pela China. Na Idade Média. dinastias vietnamitas promoveram o desenvolvimento cultural da região, que abrigava três religiões: Budismo, Taoismo e Confucionismo.

Em 1516, os portugueses foram os primeiros europeus a explorar o Vietnam. Estabeleceram um posto comercial em Faifo (atual Hoi An). Os portugueses deram o nome à Cochinchina (parte sul do Viet Nam). Holandeses e franceses chegaram depois, mas, ao final do século 17, os vietnamitas permitiram apenas os portugueses em seu território. Os franceses retornaram no final do século 18 e dominaram toda a região no século 19, formando a Indochina Francesa. O atual Viet Nam era composto por três estados: Tonkin (norte), Anam (centro) e Cochinchina (sul).

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Indochina foi ocupada pelos japoneses. A França retomou o controle após a Guerra, mas havia o movimento comunista pela independência do Viet Nam, liderado por Ho Chi Minh, resultando na Guerra da Indochina. Em 1954, um armistício dividiu o País em dois: Viet Nam do Norte (comunista, capital Hanói) e Viet Nam do Sul (capital Saigon, atual Ho Chi Minh). No ano seguinte, o Viet Nam do Sul conquistou independência da França.

O Viet Nam do Sul era politicamente instável e o Viet Nam do Norte continuou suas incursões ao Sul, com apoio da União Soviética. Era a época da "Guerra Fria" entre os EUA e a União Soviética, mas muito quente em alguns pontos do Planeta. O maior conflito era o sistema econômico: Capitalismo ou Comunismo e este estava vencendo. Os EUA conseguiram pará-los na Coreia, em 1953, mas os russos estavam decididos a expandir sua influencia por todo o Viet Nam.

Os Estados Unidos começaram a enviar soldados ao Viet Nam do Sul, no início dos anos 1960. Anos depois, eram cerca de meio milhão de soldados estadunidenses no campo de batalha. No início dos anos 1970, o movimento paz e amor fez os EUA abandonarem a guerra. Em 1975, o Viet Nam estava reunificado sob um regime comunista.

No final do século 20, começaram algumas reformas liberais no Viet Nam, que atualmente apresenta grande prosperidade.

Mais: Governo do Viet Nam

Vietnam

 

 

 

Ásia

 

Mapa do Vietnam

 

Área comercial em Hoi An, antiga Faifo, onde os portugueses fundaram um posto comercial no século 16, marcando o primeiro contato vietnamita com o Ocidente. Essa cidade histórica abriga imenso patrimônio cultural, na lista da Unesco. Foi um importante centro comercial do Sudeste Asiática dos século 15 ao 19.

 

Mapa Viet Nam

 

Soldados estadunidenses desolados após combate em selva do Viet Nam, em 1966. Eram obrigados a ir à guerra, muitos sem entenderem por que lá estavam (por que afinal?).

 

Templo

 

Faifo

 

Copyright © Guia Geográfico - Asia Turismo. roteiro de viagem vietnamita.

 

Laos

 

Portal de entrada da antiga cidade imperial de Hue, capital de Anam.

 

Hue

 

Guerra Vietnam

 

Vista de Hanói, capital do Viet Nam.

 

Templo Vĩnh Tràng, perto de Mỹ Tho, fundado no século 19. Abriga estátuas gigantes de budas.

 

 

Vietnam turismo

 

Bandeira

 

 

 

 

 

Divulgação