A República do Yêmen é um país árabe da Península Arábica, banhado pelo Mar Vermelho e pelo Golfo de Aden. Seu território inclui o arquipélago de Socotra. São 27 milhões de habitantes (2016). A capital é Saná.

Essa antiga terra da civilização árabe abrigou, na Antiguidade, o Reino de Sabá, referido na Bíblia. Foi governada por sacerdotes muçulmanos, na Idade Média. A partir do século 16, o Yêmen foi dominado pelos turcos. No início daquele século, os portugueses conquistaram a ilha de Socotra, abandonada poucos anos depois. Em 1839, os britânicos dominaram o porto de Aden. A parte norte do Yêmen tornou-se independente dos turcos, em 1918, enquanto a parte sul continuou sob domínio britânico, que se retirou, em 1967, resultando na formação do Yêmen do Sul. Em 1990, o Yêmen foi unificado.

Nota: Prefere-se aqui a forma Yêmen. O "Y" é adotado, para o nome desse país, na grande maioria das línguas que usam o alfabeto latino. Algumas usam "J", raras usam "I". Yemen (sem acento) era a forma tradicional na língua portuguesa até as reformas dos anos 1940, mas tais reformas não exigiram a mudança para "I", nesse caso. O Yêmen usa oficialmente o alfabeto árabe.

Mais: Turismo no Yêmen

Iemen

 

 

 

Ásia

 

 

Ilha Socotra

 

Cena urbana da parte histórica de Saná, capital do Yêmen, patrimônio da humanidade na lista da Unesco.

 

Praia

 

Avenida principal do Distrito de Mualla, em Aden, em 1966, durante o domínio britânico.

 

Copyright © Guia Geográfico - Asia Turismo. roteiro de viagem asiático.

Mapa

 

Mapa geografico

 

Ponte de pedra de Shaharah, construída no século 17.

 

Ponte

 

Praia de Qlinsia, na costa oeste da ilha de Socotra.

 

 

Iemen turismo

 

Aden

 

Bandeira

 

 

 

 

 

Francesco Bandarin / Unesco