A civilização do Vale do rio Indo, uma das mais antigas do mundo, floresceu durante o terceiro e o segundo milênios aC, estendendo-se até o noroeste da Índia. Por volta de 1.500 aC, tribos arianas do noroeste infiltraram-se no subcontinente indiano.
Nos séculos seguintes surge a cultura indiana clássica, cujo apogeu ocorreu entre os séculos 4 aC e 6 dC, quando houve um grande florescimento da arte e da cultura indiana. Seguiu-se um período de domínio islâmico na região oeste. Nos séculos 10 e 11, os turcos e afegãos invadiram a Índia e estabeleceram o sultanato de Delhi. No início do século 16, o imperador Babur estabeleceu a dinastia Mughal, que governou a Índia por mais de três séculos.
No século 16, Portugal conquistou parte do litoral indiano, estabelecendo intenso comércio com a Europa.
Por volta do século 19, a Grã-Bretanha passou a dominar a maior parte do subcontinente indiano. Na primeira metade do século 20, um movimento de desobediência civil, liderado por Mohandas Gandhi, abalou o domínio britânico na região e a independência da Índia britânica foi finalmente concedida em 1947. Conflitos, de origem principalmente religiosa, forçaram o desmembramento de parte da antiga Índia, que passou a se chamar Paquistão.
Atualmente, a Índia tem 1,2 bilhões de pessoas, cerca de 80% são da religião hindu e cerce de 13% são muçulmanos.
A Índia é um dos principais países emergentes e o século 21 assiste seu florescimento em passos largos. O regime de governo é república parlamentar, com capital em Nova Delhi.
Mais Mapas da Índia ►
Taj Mahal, em Agra, uma das atrações turísticas mais visitadas no mundo.
O templo de Krishna Balaram Mandir em Uttar Pradesh, no norte da Índia. Foi construído em 1975 pela International Society for Krishna Consciousness.
◄ Ásia
Na Índia
Copyright © Guia Geográfico - Turismo, Imagens e Informações |
Links Adicionais
Embaixada da Índia em Brasília
Incredible India, turismo oficial