Calicut

 

Calicut ou Kozhikode, como preferido pelos indianos, é um distrito e uma cidade histórica da Índia, a maior do Estado de Kerala. Fica no litoral sudoeste do País, conhecido como Costa do Malabar. São 432 mil habitantes na Cidade e mais de dois milhões no aglomerado urbano (2011).

Os árabes estabeleceram-se em Calicut no século 7, época em que conquistaram muitos territórios na Ásia e no norte da África. No século 11, Calicut já era famosa pela exportação de tecidos de algodão, chamados de calico, por causa do nome da Cidade. Esses tecidos eram conhecidos no Brasil como chita, um nome aportuguesado do sânscrito, com referência às suas estampas. Calicut era um reino independente, cujos governantes tinham o título de samorim. Era o mais importante centro comercial do sul da Índia.

Em 1487, o explorador português Pedro de Covilham foi enviado a Índia a mando do Rei de Portugal. Viajando por rotas árabes, Covilham chegou em Cananor, Calicut e Goa.

Em 1498, Vasco da Gama chegou pela primeira vez às Índias pela rota oceânica. Em 20 de maio daquele ano, sua esquadra aportou em um pequeno porto ao norte, perto de Calicut. Vasco da Gama instalou um padrão português para provar que esteve lá. Dias depois, o rico Samorim (Sri Samoothiri Maharaja), governador de Calicut, recebeu Vasco da Gama. Os mercadores árabes trataram os portugueses com hostilidades e um acordo comercial não foi feito, possivelmente porque os portugueses desafiavam as rotas seculares de comércio controladas por povos árabes. Vasco da Gama deixou a Índia em agosto. Em 1500, chegou Pedro Álvares Cabral, na mesma viagem em que descobriu o Brasil. Cabral fundou uma feitoria em Calicut, mas foi atacada pelos mercadores árabes e vários portugueses morreram. Então, Cabral bombardeou a Cidade. Em 1501, chegou outra esquadra portuguesa comandada por João da Nova, que estabeleceu uma feitoria em Cananor, mais ao norte, seu governante era inimigo do Samorim de Calicut. Este enviou uma frota para combatê-lo, mas foi derrotado em 31 de dezembro. Em janeiro de 1502, Nova deixou a Índia. Vasco da Gama retornou em 1502 e desembarcou em Cananor. Depois rumou para Calicut e bombardeou a Cidade. Em 1510, os portugueses conquistaram Goa, mais ao norte. Em 1513, os portugueses construíram um forte em Calicut, tomado em 1525.

Em 1665, os ingleses estabeleceram um posto comercial em Calicut. Depois chegaram os franceses (1698) e os holandeses (1752). Em 1765, o Reino de Maiçor, do sul da Índia, conquistou e destruiu Calicut. Em 1790, os britânicos ocuparam a Cidade, que foi reconstruída por seus habitantes, após um tratado em 1792.

Em 1923, foi criada a Diocese de Calicut. Em 1968 foi fundada a Universidade de Calicut, a maior do Estado de Kerala.

Nota: várias grafias são encontradas para o nome dessa cidade histórica. A adotada aqui é a mais tradicional, em várias línguas. Kozhikode é a denominação tradicional na língua malaiala, falada em Malabar. Calicut (Qāliqūt) era a denominação adotada pelos árabes. No início do século 16, cosmógrafos portugueses grafaram, por exemplo, Caliqut (o Cantino, 1502), Calecut (Atlas Português de 1519) e Calicut (Diogo Ribeiro, 1529). No século 20, eram comuns as grafias Calicut (Lello Editores), Calicute e Calecute (Atlas MEC). Oficialmente, a transliteração preferida pelo governo local, para a língua inglesa, é Kozhikode, mas Calicut também é aceito (o alfabeto indiano usa outros caracteres: कालीकट).

 

Catedral

 

Índia

 

Calecut

 

A Catedral da Mãe de Deus, em Calicut. O Cristianismo chegou na Índia no primeiro século da Era Cristã, através de São Tomé. No século 15, existiam comunidades cristãs em Kerala. A construção da primeira igreja por missionários portugueses teria ocorrido por volta de 1513. No final do século 16, os jesuítas portugueses construíram uma igreja no mesmo local da atual Catedral, com ajuda do Samorim. Foi reformada e ampliada entre 1724 e 1725. Nas décadas seguintes o conjunto arquitetônico ganhou uma escola, um orfanato e um asilo. No século 19, era administrada pelos carmelitas. Em 1862, foi fundado o convento das Irmãs de São José da Aparição. A Diocese de Calicut foi criada em 1923. A Catedral foi reformada em 2008.

 

Mesquita Mishkal

 

Goa

 

 

Mapa Calicute

 

Malaca Asia

 

Mapas historicos Asia

 

Seculo 18

 

Praia Calicute

 

Molucas ilhas

 

Praia de Calicut em setembro de 2009.

 

Calicut em 1572 (ilustração de Georg Braun and Franz Hogenbergs, Atlas Civitates orbis terrarum).

 

Calicut

 

 

Mesquita Mishkal do século 14. Foi parcialmente destruída pelos portugueses, em 1510, durante os conflitos em Calicut.

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo em cidades históricas indianas, Calicute.

 

India Turismo

 

 

 

 

 

Foto Diocese de Calicut

 

Foto Dhruvaraj S

(CC BY 2.0)

 

Divulgação