A República de Singapura é um país insular do Sudeste da Ásia. É uma cidade-estado, com área total de 718,3 km². São 5,6 milhões de habitantes (2016).

No século 14, Singapura era conhecida por Tumasik e fazia parte do Império de Majapahit, de Java. Por volta de 1400, Paramesvara, Governador de Tumasik, fugiu de um ataque de forças javanesas e estabeleceu-se em Malaca. Em 1511, os portugueses conquistaram Malaca e o sultão fugiu para o sul da Península Malaia, fundando, em 1528, o Sultanato de Johor (referido como Gior pelos antigos portugueses), envolvendo Singapura.

Em meados do século 16, o espanhol São Francisco Xavier estava na Península Malaia, em missão católica portuguesa. Na segunda metade do século 16, João de Barros (1496-1750) descreveu Singapura como um porto movimentado (Décadas da Ásia). No início do século 17, os holandeses buscavam o controle do estratégico Estreito de Singapura. Em 1603, os holandeses capturaram, em Singapura, a nau portuguesa Santa Catarina do Monte Sinai. Em represália, os portugueses queimaram a cidade, em 1613.

Os britânicos chegaram, em 1819, e passaram a governar Singapura, em 1826. Os japoneses dominaram a Ilha na Segunda Guerra Mundial, mas foi recuperada pelos britânicos. Em 1963, Singapura uniu-se à Federação da Malásia, independente desde 1957. Em 1965, Singapura conquistou sua própria independência. Hoje, é um dos mais importantes centros financeiros no mundo.

Nota: A grafia Cingapura (com "C") tem sido também usada, em português, desde o século 16 (como Cincapura), mas a grafia com "S" é a mais tradicional e a adotada por praticamente todos os países que usam o alfabeto latino. Por exemplo, em seu mapa histórico, Discripsão chorographica dos Estreitos de Sincapura e Sabbam. Ano. 1604., o cosmógrafo português Godinho de Erédia registrou "Sincapura", como um ilha pela primeira vez, com base em sua expedição de 1601. O mesmo nome Sincapura foi usado por Manoel Pimentel, em sua Arte de Navegar, publicada em 1762.

Mais: Governo e Turismo em Singapura

Singapura

 

 

 

Ásia

 

Mapa

 

Centro financeiro (Business District) de Singapura, cerca de 2005.

 

Malasia

 

Templo

 

Templo budista no Distrito de Chinatown, em Singapura.

 

Copyright © Guia Geográfico - Asia Turismo. roteiro de viagem asiático.

 

Mapa interativo

 

Outra vista do Centro financeiro.

 

Centro financeiro

 

Cingapura

 

Bandeira