O Reino da Tailândia, antigo Sião, é um país do Sudeste da Ásia. São 67 milhões de habitantes (2016). A capital é Bangkok.

Terra de antigas civilizações, unificadas sob o Reino de Sião, em 1350, com capital em Ayutthaya (90 km a norte de Bangkok). No século 15, os siameses dominaram o Camboja. No século 16, submeteram o Laos.

Os portugueses chegaram em 1511, após a conquista de Malaca, e mantiveram relações comerciais pelos séculos 16 e 17. Nessa época, Ayutthaya era uma das maiores cidades do mundo e lá existia uma comunidade de portugueses. Depois chegaram holandeses, franceses e ingleses, mas a Tailândia nunca foi governada por europeus.

Em 1767, os birmaneses incendiaram e saquearam Ayutthaya. A Família Real e milhares de cativos foram levados para a Birmânia (atual Myanmar). Em 1782, fundou-se uma nova dinastia no Sião, que reinou até 1935, com capital em Bangkok. Um golpe de estado, em 1932, instalou uma monarquia constitucional. O nome Tailândia foi adotado em 1939. Conflitos seguiram-se nas décadas seguintes.

Mais: Turismo e Governo da Tailândia

Tailandia

 

 

 

Ásia

 

Mapa

 

Desfile alegórico no Festival das Flores, em Chiang Mai, a segunda maior cidade da Tailândia.

 

Mapa Bangkok

 

Palácio Real de Verão (Bang Pa-In), em  Ayutthaya.

 

Mapa interativo

 

Palacio

 

Copyright © Guia Geográfico - Asia Turismo. roteiro de viagem asiático.

 

O Grande Palácio de Bangkok, construído a partir do final do século 18 para a nova dinastia.

 

Mapa politico Tailandia

 

Desfile

 

Imagens

 

Tailandia turismo

 

Bandeira