Taiwan é um país insular da Ásia Oriental, não reconhecido pela ONU. Seu governo chama oficialmente o País de "República da China". Seu território é formado pela Ilha Formosa, o Arquipélago de Pescadores e outras dezenas de pequenas ilhas. São 23,5 milhões de habitantes (2016). A capital é Taipé.

Os portugueses chegaram no século 16, estabeleceram um posto comercial e batizaram a Ilha Formosa. Nessa época, vigorava a União Ibérica, assim, espanhóis também se estabeleceram na Ilha e dominaram a parte norte até 1646, quando foram expulsos pelos holandeses. A partir de 1662, os chineses assumiram o controle da Ilha. De 1895, após a guerra Sino-Japonesa, até o final da Segunda Guerra Mundial, Formosa esteve sob o controle do Japão. Em 1949, a China continental foi dominada pelos comunistas, liderados por Mao Tsé-Tung. Cerca de 2 milhões de chineses, liderados por Chiang Kai-shek, refugiaram-se em Formosa.

Taiwan, como República da China, foi um dos fundadores da ONU e um dos cinco membros com poder de veto. A ONU considerava o governo de Taiwan como o governo legítimo de toda a China. Em 1971, com apoio dos EUA, Taiwan foi substituído pelo governo comunista de Beijing, ficando sem representação na ONU.

Continuam as tensões entre China e Taiwan, cada um dos dois governos reivindicando ser o legítimo representante de toda a China.

Mais: Governo de Taiwan

Taiwan

 

 

Mapa

 

Ásia

 

Memorial Chiang Kai-Shek, em Taipé, capital de Taiwan. Inaugurado em 1980, instalado em um parque de 25 hectares.

 

Parque Nacional de Taroko.

 

Edificios

 

Tailandia

 

Mapa Formosa
Taroko

 

Taipé e o Edifício Taipei 101.

 

Ilha Formosa

 

China

 

Copyright © Guia Geográfico - Asia Turismo. roteiro de viagem asiático.

 

 

Taiwan turismo

 

Bandeira

 

 

 

 

 

Rustler