Monte Everest

 

O nome Everest é uma homenagem ao geodesista e explorador inglês Sir George Everest (1790-1866), que fez o levantamento trigonométrico e mapeou a região. Antes chamado de pico XV, passou a chamar-se Everest em 1865.

Em chinês, o Everest é chamado de Zhumulangma Feng. Em sânscrito e nepalês, Sagarmatha ou "mãe oceano". Em tibetano, Qomolangma ou "deusa do mundo", nome adotado oficialmente na China.

Os primeiros exploradores a atingir o pico do Everest, em que se tem registro, foram o neozelandês Edmund Hillary e do sherpa nepalês Tenzing Norgay, numa expedição realizada em maio de 1953.

 

Coberto eternamente de neve e em forma de pirâmide, o Monte Everest é a montanha mais alta do mundo, com 8.850 m de altura. A camada de neve no pico varia ao longo do ano entre cerca de 1,5 m (maio) a 6 metros (setembro) de espessura e isso causa alguma controvérsia quanto a sua altura exata. O Everest fica na fronteira do Tibet com o Nepal, na parte central cordilheira do Himalaia.

 

O Monte provoca fascinação em alpinistas e mochileiros do mundo todo. Atingir o cume significa enfrentar escassez de oxigênio, ventos fortes, temperaturas extremamente baixas, entre outros perigos. O trajeto comum é feito por Nepal pelo Parque Nacional de Sagarmatha que circunda a montanha e está na lista de patrimônios naturais da Unesco. Leopardos, ursos e pequenos pandas podem ser encontrados no parque.

Asia

 

Monte Everest visto de Kala Patthar, no Nepal. Vê-se, também, a geleira Khumbu, no trajeto mais utilizado para se atingir o cume.

 

Alpinismo

 

Imagem do Everest tirada do espaço pela ISS. Vê-se o lado norte.

 

Na foto acima, tirada do espaço pela NASA em outubro de 1993, mostra-se as faces norte (lado claro) e sul (lado com sombras) do Everest. As rotas típicas dos alpinistas estão esboçadas na foto que está invertida, com o norte para baixo.

 

Acampamento de alpinistas no Everest, Nepal.

 

Monte Fuji

 

Everest

O Povo Sherpa

Os sherpas são um povo que vivem na região do Himalaia, principalmente no Nepal, norte da Índia e Tibet. Somam cerca de 50 mil representantes. Vivem normalmente em vilas a mais de 4 mil metros de altitude onde constroem alguns monastérios budistas.

São conhecidos por suas habilidades como montanheses e são os principais auxiliares dos alpinistas e guias turísticos da região do Everest.

Para os sherpas, o Everest é sagrado. As expedições modernas ao Everest iniciam-se com uma cerimônia em que se deixam oferendas para os deuses da montanha, buscando-se proteção.

 

Everest Imagens

 

O Monte Everest visto do Nepal.

 

Links sobre o Everest

Sagarmatha National Park

Mount Everest by climbers

Himalaya Expeditions, Nepal

The Sherpas of Mount Everest

Himalaia

 

Fotos Everest

 

Ásia

 

Nepal

 

 

Himalaia e Everest

 

Yaks em trilha do Everest. Yaks são animais de carga muito utilizados por sherpas.

 

Monte Everest

 

Everest Nepal
Everest

 

Mapa Everest

 

Everest

 

Copyright © Guia Geográfico Ásia.

 

 

Yaks