Himalaia

O Himalaia é a mais alta cadeia de montanhas do Planeta, também conhecido como o "Teto do Mundo".  São cerca de 110 picos com mais de 7300m de altura, culminando com o Monte Everest (8850m).

Foi formado pela convergência de duas grandes placas tectônicas: a da Eurásia e a da indo-australiana. O Himalaia é o resultado das colisões iniciadas há mais de 65 milhões de anos entre as duas placas.

Estende-se por uma faixa de cerca de 2.500km de oeste a leste, desde Nānga Parbat na Caxemira e Jammu, até Namcha Barwa, no Tibet. A cadeia de montanhas atravessa os reinos do Nepal e Butão, e inclui trechos da Índia, China e Paquistão. Ao norte fica o Planalto do Tibet e, ao sul, as planícies dos rios Indo, Brahmaputra, Ganges e seus afluentes.

O termo  "Himalaya" vem do sânscrito e foi cunhado pelos antigos peregrinos indus. Numa tradução livre seria "morada das neves". Trata-se de uma região inóspita, gelada, com pouca vegetação, ventanias frequentes e seca. Os lagos são alimentados pelo derretimento de geleiras que se formam acima de 5 mil metros de altitude nas montanhas. Apesar disso, o fluxo de turistas e alpinistas é intenso.

 

A região do Himalaia e o Planalto do Tibet (na foto, em tons castanhos, com vários lagos profundos, em azul escuro). A elevação média do Planalto do Tibet é de aproximadamente 4880 m (NASA).

 

Asia

 

Everest Imagens

 

Mapa físico Índia

 

Globos Asia

 

◄Ásia

 

Everest

 

India, China

Trecho do Himalaia no Nepal.

Trecho do Himalaia visto de Kathmandu,  Nepal.

 

Nepal

Índia

 

Rio Ganges

 

Everest

 

Everest

 

 

Himalaia

 

Tibet (China)

 

 

 

Himalaia Nepal

 

 

 

Asia

Por favor, aguarde carregar a imagem...

 

Himalaia

 

 

Copyright © Guia Geográfico Turismo, Himalaia, Nepal e Tibet - Himalayas.

 

Himalaia

 

 

Himalaia Nepal