Mapas Históricos da Ásia

 

Golfo Persico

 

Mapas da Ásia

Ásia

 

A forma e dimensões do continente asiático demoraram a ser conhecidas na Europa, mesmo sendo a ela ligado. Do final do século 15 ao início do século 16, a costa oriental da Ásia era normalmente confundida com as novas terras descobertas na América. O entendimento de que existia um novo mundo demorou a ser aceito por todos os acadêmicos da época, mesmo após as cartas de Américo Vespúcio, no início do século 16.

No século 14, grande parte da Ásia era dominada pelos mongóis. Nessa época, muito do que se conhecia da Ásia, na Europa, vinha das descrições do mercador veneziano Marco Polo (c.1254-1324), que percorreu a já secular Rota da Seda até a China.

No século 16, os portugueses eram os europeus que melhor conheciam a Ásia, mas seus mapas eram secretos e, em sua maioria, não chegaram até nós. Após a vitória sobre os árabes, na Batalha de Diu, em 1509, os portugueses tornaram-se os senhores do Oceano Índico e passaram a dominar o comércio com "as Índias", como eram chamadas, de forma imprecisa, as terras e ilhas da Índia, Sudeste Asiático e áreas próximas (a denominação foi usada erroneamente, por britânicos e holandeses, para terras da América, como "Índias Ocidentais"). Em 1512, os portugueses chegaram às Molucas, no extremo oriental da Ásia. Nas décadas seguintes, foram à China e ao Japão. A geografia do mundo foi melhor conhecida após a expedição de circunavegação de Fernão de Magalhães (1519-1522).

A partir da segunda metade do século 16, franceses, ingleses e holandeses passaram a desafiar a hegemonia portuguesa no comércio com as Índias. Especialmente os holandeses contribuíram bastante para a cartografia da região, a partir do século 17. A forma e dimensões da Austrália, já na Oceania, somente foi conhecida na Europa, no início do século 17. Nessa época, a Rússia iniciava sua expansão territorial pelo norte do Continente, em direção à Sibéria.

A geografia política da Ásia seguiu mudando bastante com o domínio europeu e suas colônias. No final do século 19, o Japão iniciou sua expansão pela Ásia. A Configuração política do Continente somente se estabilizou após a Segunda Guerra Mundial, quando os territórios conquistados pelos japoneses foram devolvidos e as últimas colônias europeias conquistaram gradativamente sua independência.

Mais: História da Cartografia

 

 

Parte da região do Golfo Pérsico no Atlas Português de 1519. Os portugueses foram os primeiros europeus a dominarem o Golfo Pérsico. Era uma rota alternativa para as Índias. O Reino de Barém, por exemplo, foi governado pelos portugueses de 1521 a 1602. Os portugueses venceram os árabes de toda a região e passaram controlar o tráfego marítimo do Estreito de Hormuz.

 

Historia Japão

 

Asia seculo 17

 

Mapas historicos Europa

 

Ilha Formosa

 

Ásia

 

Historia da China

 

Mapas Historicos

 

Seculo 18

 

Historia Russia

 

Guia Geográfico Ásia - Mapas antigos do continente asiático.

 

Mapas Asia

 

 

 

Mapas da Ásia

 

 

 

Mapas Históricos da Ásia

 

 

 

 

 

 

 

Por Jonildo Bacelar