Imagens da Ásia

 

 

Cáucaso

 

Fotos da China

 

Fotos da Tailândia

 

Asia

 

 

Mapas Asia

 

Monte Evereste

 

Ilha Timor

 

Mar Mediterrâneo

 

A região árida dos Montes Hijaz e Deserto Nafud, na Arábia Saudita. Uma estreita e inóspita planície costeira separa os Montes Hijaz do Mar Vermelho. A Leste de Hijaz estão as areias douradas do Deserto Nafud, conhecidas pelos violentos ventos que formam grandes dunas (centro-norte da foto). Chuvas ocorrem apenas uma ou duas vezes por ano na região. Ao sul (embaixo na foto), áreas formadas por lava escurecida de antigos vulcões. Próximo do horizonte vê-se a Península do Sinai (NASA, junho 1991).

 

Turquia, Costa Mediterrâneo

 

Copyright © Guia Geográfico - sia Turismo - imagens de satélite do continente asiático, lagos.

 

Monte Ararat

 

Globos

 

Asia Artico

 

 

Imagens da Terra

Oriente Médio

 

Asia Imagem

Erupção do vulcão Klyuchevskaya

Mapa Politico Asia

 

Mar de Aral, Kazakistão/Uzbekistão. Antes o quarto maior lago do mundo e atualmente apenas o oitavo maior.  O Mar de Aral situa-se em uma bacia com o árido planalto Ustyurt a oeste (embaixo, à direita na foto), o deserto arenoso Kara, ao sul (acima, à direita), e o deserto Kyzyl ao leste (centro-esquerda). Originalmente, dois rios desaguavam no Mar de Aral: o Syr Darya, do leste, e o Amu Darya, do sul. A antiga União Soviética iniciou a irrigação de vastas áreas ao longo desses dois rios, para plantações de algodão, no começo dos anos 1950. O elevado volume de água retirado dos rios provocaram ocasionais secas em seus leitos. A evaporação de água da superfície do Mar de Aral e a redução das águas dos rios provocou a diminuição do tamanho do lago, perdendo cerca de 40 % da área de sua superfície, entre 1960 e 1995.  As águas do lago tiveram aumento de salinidade e a indústria pesqueira local entrou em colapso. Milhões de pessoas são afetadas por ventos que carregam sal e areia do antigo leito do lago, provocando altas taxas de câncer, cegueira e problemas respiratórios. Cientistas afirmam que os problemas no Mar de Aral são um dos maiores desastres ambientais provocados no século 20 (NASA - 1997).

 

Mar Vermelho

 

Ilha de Timor.

 

O Mar Morto e o Rio Jordão (NASA).

 

Arábia Saudita

 

Chipre

 

 

Turquia

 

Cáucaso

 

Erupção do vulcão Klyuchevskaya, na península siberiana Kamchatka, Rússia, em outubro de 1994. O Klyuchevskaya, com 4750 metros de altura, é o vulcão mais ativo da península Kamchatka, uma região com vários vulcões. Esta foto, tirada por uma espaçonave da NASA, foi feita dois dias após a maior erupção.

 

Arctic Region

 

Tailandia

 

Everest

 

Asia Turismo

Síria

 

Israel

 

Jordânia

 

Rio Jordão

 

Imagens da Ásia

 

Mar Morto

 

Himalaia e Everest

 

Coreia

 

Mar Aral

 

Arabia

Imagens Ásia